Skip to content

.: Alberto Seguros :.

Início seta Dicas seta Carro parado e saudável
Carro parado e saudável PDF Imprimir

Vai deixar o carro parado na Garagem por algum tempo? Existem coisas que você deve fazer para garantir o bom funcionamento do veículo quando for hora de voltar a usá-lo. “O primeiro passo é que seja guardado totalmente limpo”, informa Mauro Cezar Cândido, chefe da oficina de automóveis da Slaviero Veículos, em Curitiba (PR). “E é legal, se possível, deixar os vidros entreabertos para evitar a formação de fungos e mau cheiro”, ensina.

Outra dica dada por Cândido é calibrar bem os pneus. “Normalmente são 30 libras, mas quando o veículo for ficar muito tempo parado, o ideal é utilizar entre 40 e 45 libras de ar”, comenta. Ele justifica a calibragem mais alta por conta da perda de pressão.

“Se o pneu perder a pressão por ficar muito tempo parado, o próprio peso do carro irá deformá-lo”, explica. Esse truque também é utilizado nas próprias concessionárias. “Quando temos carros no pátio mantemos a calibragem assim e a diminuímos na hora de entregar o veículo para o cliente”, afirma.

O tanque de combustível deve ser mantido o mais vazio possível. “A gasolina comum envelhece em 30 dias; já a aditivada, em 90. Mas, se o veículo for flex, o melhor é que aquele restinho de combustível, que inevitavelmente permanece no tanque, seja álcool, porque se deteriora menos que a gasolina”, alerta Cândido.

O último truque é a bateria: ela deve ser desconectada ao deixar o veículo parado por muito tempo. “A partir de sete dias conectada sem ignição a bateria começa a consumir carga e o motorista corre o Risco de encontrá-la descarregada”, orienta o especialista.

 
< Anterior   Próximo >




| Novo usuário
Powered by Core Design