Skip to content

.: Alberto Seguros :.

Início seta Dicas seta Uso indevido de DVD no carro pode causar acidentes
Uso indevido de DVD no carro pode causar acidentes PDF Imprimir

Quem passa muito tempo no carro ou tem filhos pequenos já deve ter pensado em instalar um DVD no carro. O objetivo para eles é simples: distrair. E é justamente aí que está o perigo desses aparelhos. Equipamentos com imagem podem desviar a atenção do motorista e provocar acidentes gravíssimos. Mas, se você estava pensando em recorrer a esse produto ou já tratou de instalar um no seu veículo, não se preocupe. Seguindo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para aparelhos geradores de imagem, é possível fazer um bom uso do DVD em automóveis.

De acordo com o gerente administrativo de uma loja paulista de equipamentos de áudio e imagem para veículos, Diego Soares, entre os clientes que mais instalam o produto estão os responsáveis por famílias com crianças, jovens condutores e pessoas que usam muito o carro no dia-a-dia. Ele afirma que é possível usar o aparelho com segurança. “Para que o motorista não se distraia, ele pode instalar um DVD com tela retrátil ou com mecanismo que impede a exibição de imagem quando o carro é ligado. Outra opção é o produto para passageiros do banco traseiro”, explica. O uso desses modelos é permitido pela resolução do Contran nº 242, que dispõe sobre a instalação e utilização de equipamentos geradores de imagens em veículos automotores.

Perigos
José Montal, diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), lembra que, no trânsito, todos os fatores que desviam a atenção do motorista são potencialmente perigosos. No caso das imagens, os efeitos são ainda mais graves. “Ao dirigir, 95% das informações necessárias são captadas pela visão. Se o motorista volta esse sentido para um DVD, ele pode conduzir o carro no que chamamos de voo cego, ou seja, sem prestar atenção à via, colocando sua segurança e a dos outros em Risco”, informa.

Efeito positivo do DVD
Para o diretor da Abramet, o ideal é evitar instalar esses equipamentos. No entanto, o especialista reconhece que, em um caso específico, o aparelho pode até se aproximar de um aliado do condutor. Montal afirma que o DVD pode ser interessante para os pais que tiverem dificuldades para conter os ânimos da meninada mais agitada, principalmente em viagens longas. “Nesse caso, a criança também é fator de desvio de atenção. O DVD pode ajudar esses pais administrarem a atenção no trânsito. O aparelho deve ficar na parte de trás do carro para não atrair o motorista”, afirma, acrescentando que, ao instalar o aparelho no veículo, os responsáveis também devem posicionar o retrovisor central de maneira que possam observar os filhos no banco traseiro.

Segurança total
Soares tem outros conselhos para quem pretende instalar um DVD ou já tem esse aparelho no carro. “Evite ficar exibindo o equipamento. Sempre oriento os clientes a não estacionarem o automóvel na rua, por exemplo. DVD no carro mostra que a pessoa tem um bom poder aquisitivo, já que o custo para instalar esse equipamento varia entre R$ 1,5 mil a R$ 3 mil”, conclui.

 
< Anterior   Próximo >




| Novo usuário
Powered by Core Design