Skip to content

.: Alberto Seguros :.

Início seta Dicas seta Viagem segura do início ao fim
Viagem segura do início ao fim PDF Imprimir

Chegou o carnaval! Viagem! O planejamento do roteiro para visitar um local turístico é uma delícia. Separam-se os mapas, procuram-se os melhores lugares para serem visitados, se faz a seleção do que levar, checa-se o clima da região... e liga-se o motor do carro para começar a aventura! Bom, até a parte da conferência do clima está certo. Mas saiba: a viagem de automóvel começa antes de cair na estrada e vai além da elaboração do passeio, como por exemplo, confirmar o pagamento do seguro do seu quatro rodas. Por isso, fique atento para as dicas dadas por profissionais e viajantes.

Carro
É primordial fazer uma revisão mecânica com um especialista. Evita problemas técnicos e aumenta a segurança dos passageiros. O mecânico Carlos Roberto Novaes e o engenheiro eletricista – e viajante -, Leonardo Muniz, indicam algumas medidas importantes para serem observadas antes do passeio:

- Verifique as luzes.
- Calibre os pneus, inclusive o estepe.
- A pastilha de freio, as velas de ignição e a correia dentada devem estar em condições apropriadas. “Se a pastilha do freio estiver desgastada pode ocorrer falha no acionamento”, ressalta o mecânico Novaes.
- Cheque o funcionamento dos limpadores de pára-brisas.
- Observe o nível de óleo e reservatório de água.
- A carteira de habilitação deve estar em dia, assim como os impostos. Evite multas e apreensões do veículo.
- Durma bem antes da viagem. Isso evita acidentes devido o cansaço.
- Sem motor, não há viagem. Dê atenção especial!
- Abasteça em postos credenciados e não arrisque colocar um combustível de má qualidade. Carlos Roberto informa que se durante a viagem o nível de água estiver abaixo do estimado, pode ser um indicativo de anormalidade com o veículo. “É bom lembrar o motorista para abastecer sempre o carro. Isso evita parada por falta de gasolina ou álcool.”
- O seguro está em dia? Boa viagem!

Casa
- Confirme a reserva no hotel e leve os comprovantes de pagamento.
- Pague as contas e programe com o banco as que estão prestes a vencer.
- Deixe uma chave da casa com uma pessoa de confiança para qualquer imprevisto e deixe seus contatos.
- Antes de sair desligue o gás, as tomadas e, se preferir, a água.
- Faça cópia das chaves das malas.
- Leve alguns jogos para relaxar as crianças. Brincadeiras podem amenizar a ansiedade. Fique alerta à alimentação dos pequenos.
- Se fugir do trabalho ainda é pouco provável leve o notebook. Não arrisque chegar ao local e não encontrar uma lan house.

Postura correta evita danos à saúde
É comum a reclamação de dores nas costas e musculares durante uma viagem longa. Para evitar o incômodo observa a maneira de sentar. Segundo a fisioterapeuta e especialista em Reeducação Postural Global (RPG), Érika da Silva, a falta de atenção com a postura pode ocasionar danos que atrapalham a viagem. ”O conselho é deixar a região lombar junto ao banco. Os pés devem ficar um pouco elevados, evitando a coagulação sangüínea”, conclui.

Érica ensina alguns exercícios a serem realizados durante a viagem. ”Faça um vai e vem com os pés, realize um alongamento com os braços. Não é necessário ficar em pé para fazê-lo”, instrui. Ao realizar esses exercícios, a fisioterapeuta explica ser possível prevenir-se de uma trombose venosa à dores musculares, e lombar. Segundo ela, o ideal é levantar de hora em hora. “Caso o viajante esteja em um espaço limitado aconselho, ao menos, circular no espaço que puder”, conta.

Voltando para casa
Antes de desfazer as malas é importante não relaxar com alguns cuidados com o automóvel. O técnico em telefonia, Elmo Mello, conta que antes de voltar de viagem refaz alguns procedimentos. “Verifico se a documentação está no bolso. Confiro o nível de combustível e verifico se o pára-brisa e os sinalizadores estão em bom funcionamento.” Elmo relata que após a viagem coloca o carro para a limpeza, evitando danos posteriores, causados por estradas empoeiradas.

 
< Anterior   Próximo >




| Novo usuário
Powered by Core Design